9 de ago de 2015

JAPAN & ASIAN FOOD SHOW


JAPAN & ASIAN FOOD SHOW NASCE PARA INCENTIVAR OS NEGÓCIOS E A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DA GASTRONOMIA JAPONESA E ASIÁTICA
Inspirada nos eventos realizados em Tóquio e Nova York, feira foi desenvolvida especialmente para atender a demanda de um segmento em crescente expansão. Em sua primeira edição, integra a agenda das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão. 
O segmento de gastronomia japonesa e asiática encontra-se em franca expansão no Brasil. Os restaurantes japoneses somam 3 mil em todo o país, e os asiáticos, mais 500, segundo a AREGALA – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas. Em São Paulo, enquanto o número de churrascarias chega a 500 restaurantes, os japoneses já atingiram 750, de acordo com a ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo. Outro dado relevante vem da ABF - Associação Brasileira de Franchising: no ano passado as franquias de gastronomia oriental movimentaram mais de R$ 411 milhões.
De olho no potencial deste segmento e inspirada nos eventos realizados em Tóquio e Nova York, a Francal Feiras criou a Japan & Asian Food Show – Feira e Workshop de Restaurantes & Culinária Asiática, que realizou sua edição inaugural entre os dias 3 e 5 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.Trata-se de um evento profissional de negócios para a indústria e o mercado de gastronomia japonesa e asiática, desenvolvido especialmente para atender a demanda de um segmento cada vez mais promissor.
Em sua primeira edição, a Japan & Asian Food Show integra a agenda das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio Brasil-Japão, e reúne 50 expositores do segmento de alimentos, pescados,saquês, massas,chás, acessórios de cozinha, ambientação, franquias, logística e gestão. O público visitante é composto por profissionais de restaurantes e temakerias, chefs e assistentes de cozinha, lojas de produtos asiáticos, supermercados, atacadistas, bufês e centros gastronômicos, entre outros.
Organizado em parceria com o Instituto da Pesca, SIPESP e demais entidades de pesquisa do setor, o Fórum Brasileiro da Indústria de Pescados busca incentivar produtores, processadores, restaurantes e varejo a realizar negócios e desenvolver produtos. Já o Fórum Brasileiro de Gastronomia Asiática atende demanda de futuros profissionais por conhecimento mais aprofundado e práticas da gastronomia asiática, com uma visão abrangente do mercado.
O Seminário sobre Gestão de Temakerias e Restaurantes, organizado em parceria com a ABRESI – Associação Brasileira de Bares, Hotéis e Restaurantes, demonstra práticas corretas de atendimento, serviço e gestão, enquanto chefs renomados ministram aulas nas Oficinas de Gastronomia Asiática. Já a programação criada pelo Instituto Mokiti Okada para a Demonstração de Ikebanas para Restaurantes apresenta aos proprietários dos estabelecimentos a importância do bem receber, de uma ambientação adequada ao negócio e o significado dos diferentes tipos de Ikebana nos três dias, as professoras Dayse da Costa Vasconcelos, Anete Tanahara Kuba e Lidia Shimada Giso Kohatsu realizaram demonstrações com os temas Modernidade, Maturidade e Dia a Dia, respectivamente. As aulas aconteceram no Pavilhão de Ikebanas, onde os trabalhos ficaram expostos durante todo o evento.
Andre Ahn, Eiji Tomimatsu, Shin Koike, Fernando Corsi, Maurício Santi, Yong Lim, Charlie e Cristina Eguchi, além dos renomados sushiman Dalio Hiro Ozono e Hirotoshi Ogawa, fazem palestras e pilotam aulas-show nas Oficinas de Gastronomia Asiática. Chef Yong Lim revela dois pratos coreanos que prometem invadir o País, Bulgogi e Bibimpab.
Algumas empresas foram destaques na feira como Sítios Urbanos um sistema interessante orgânico da natureza em aréas urbanas voltado para restaurantes e espaços gourmet as lojas Flor de Fogo(Roupas-Kimonos)La bFernandes(Uniformes Profissionais) a Azuma Kirin especialista em saque(Bebida) da Indústria Agrícola Tozan na aréa da alimentação o Arroz Hibari da Lider Alimentos a Taichi (Alimentos Orientais)a famosa Ajinomoto com degustação aos visitantes e a empresa Agronippo lider de mercado uma tradição na linha do Tofu de Brotos como o Moyashi(Broto de feijão) a Nato(Soja Fermentada) a Shirataki - massa gelatinosa feita com batata konjak em forma de macarrão sucesso nas dietas e a linha de leite de soja com sacos de frutas bastante conhecida pelo público a Mupy desenvolvida há mais de 30 anos, que vem conquistando gerações de fãs.
A promoção e organização foi da Francal Feiras pioneira nesse segmento
o patrocínio foi do SEBRAE com colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão
Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo.
Colaboração Educacional e Institucional:AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo - ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Apoio Institucional: SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado no Estado de São Paulo. ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo
Instituto de Pesca. - APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br).

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