Banda Metrô



Banda brasileira de new wave, formada na cidade de São Paulo em 1984 por Virginie Boutaud (voz), Alec Haiat (guitarra), Yann Laouenan (teclados), Xavier Leblanc (baixo), Dany Roland (bateria) - todos eles franceses ou filhos de franceses radicados no Brasil. Foi uma das bandas mais importantes da cena BRock da década de 1980.
A banda nasceu com o nome de "A Gota" (depois "A Gota Suspensa") em 1978 com inumeras formações, ( Otavio Fialho, Marcia Montserrath, Marcelo Zimberg, Freddy Haiat, Eli Joory, Mike Reuben, Kuki Stolarski, Deborah Srour, Helcio Muller entre outros) influenciados pelos anos 60 e 70 (Beatles, Tropicália, Novos Baianos, Rita Lee, Pink Floyd etc). Com esse nome, o grupo lançou um LP homônimo  independente em 1983. Apesar de não obter repercussão comercial, o disco chamou a atenção de várias gravadoras entre elas a CBS Records, que os contratou. A Gota mudou de nome e passou a se chamar "Metrô". O grupo também deixou o rock progressivo e adotou como linguagem o pop rock, influênciados pela "new wave" (Blondie Talking Heads, Laurie Anderson, Roxy Music).


No final de 1984, o grupo gravou o compacto duplo "Beat Acelerado"/"Sandalo de Dandi", produzido por Luis Carlos Maluly, e que obteve bom desempenho comercial e immenso sucesso popular a nivel nacional. Em seguida, em 1985, foi lançado o álbum Olhar, igualmente produzido por Maluly, e que teve como seu maior sucesso a canção "Tudo Pode Mudar", executada massivamente nas rádios FMs brasileiras e que por muitas semanas ficou no topo das paradas, atrás apenas de We are the world, USA for Africa. As canções "Olhar", "Ti Ti Ti" (tema de abertura da telenovela Ti Ti Ti) e "Johnny Love" (parte da trilha sonora do filme Rock Estrela) também se destacaram comercialmente nesse LP, que ainda continha os hits “Sandalo de Dandi"e"Beat Acelerado", na sua versão original em bossa nova.
Além das FMs brasileiras do Oiapoque  ao Chuí, o conjunto aparecia a cada semana em varios programas de auditório na TV - como o Perdidos na Noite comandado por Fausto Silva,Cassino do Chacrinha, Raul Gil, Globo de Ouro, Trapalhões, Barros de Alencar...
No auge do sucesso, a cantora Virginie foi afastada do Metrô em principio de 1986.


Pedro (d´Orey) Parq, ex-vocalista do grupo de rock português Mler Ife Dada, substituiu Virginie. Em 1987, lançaram o LP A Mão de Mao. O percussionista Edmundo Carneiro se juntou ao grupo.
Virginie conheceu então ao compositor da "vanguarda paulista" Arrigo Barnabé (autor de Clara Crocodilo). Ela escreveu versões para duas new bossas que acabaram sendo gravadas em um projeto destinado à França (ainda inéditas). Numa praia do Brasil foi apresentada em português no festival o Som Das Aguas. Em 1987 se formou uma nova banda, Com Dom Beto (pensando nela), Nilton Leonardi (Kid Vinil e os heróis do Brasil), Albino Infantozi  (quase todo mundo), a "Fruto Proibido".  Crime Perfeito, produzido por Mazola, foi lançado em 1988. “Màs companhias”, composição de Dom Beto e Virginie foi tema do personagem de Malu Mader na novela global Fera Radical.

Componentes

Virginie Boutaud (1963) (vocal)

Dany Roland (1962) (bateria)

Yann Laouenan (1963) (teclados)

Alec Haiat (1963) (guitarra)

Xavier Leblanc (1963) (baixo)

Pedro "Parq" d'Orey (1959) (vocal)

André Fonseca (1963) (guitarra), Edmundo Carneiro (percursão)
 
Discografia - Álbuns de estúdio 

1985 - Olhar (Epic Records - LP, K7- Sony CD)

1987 - A Mão de Mao (Epic Records - LP, K7 - Sony CD) - já sem Virginie

2002 - Déjà Vu (BD/TRAMA - CD) 

Compactos e singles promocionais

1984 - Beat Acelerado / Sandalo de Dandi (Epic Records - Compacto simples)

1985 - Tudo Pode Mudar

1985 - Cenas Obscenas

1985 - Ti-Ti-Ti / Tudo Pode Mudar (Epic Records - Compacto simples)

1985 - Johnny Love

Em fevereiro de 2002, Virginie, que então morava em Nantes, Dany e Yann se encontraram e gravaram no Rio de Janeiro. Em dezembro lançaram um CD independente gravado pela BD Produções. “Déjà-Vu” foi distribuido no Brasil pela Trama e na Europa por Different World e obteve boa repercussão  e ótima critica. Trata-se de um album composto  principalmente de releituras de musicas que marcaram época, que incluíu ainda composições inéditas . Além de regravações dos hits "Beat Acelerado" e "Johnny Love", "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso) e "Mensagem de Amor" (dos Paralamas do Sucesso), o  álbum ainda teve as participações especiais de Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Wally Salomão, Otto (ex-Mundo Livre S/A) e de Preta Gil, entre outros.
Virginie, Dany, Alec, Yann e Xavier tocaram juntos novamente em 8 de novembro 2014, convidados para o show dos 50 anos do Lycée Pasteur de São Paulo, a escola francesa  aonde se conheceram adolescentes. A cantora Virginie veio da França,Yann de Jery, Dany do Rio para se juntarem a Xav e Alec em São Paulo, e subirem juntos ao palco, após 30 anos.  Foi uma festa fechada e deu
gosto de quero mais. No balanço das horas, qual será a proxima parada ?
A Banda Metrô fica como um marco no cenário musical brasileiro que marcou a vida de milhões de brasileiros com seus sucessos.
http://www.myspace.com/metroolhar
http://www.myspace.com/metroamaodemao
http://www.myspace.com/metrodejavu
http://www.myspace.com/metrojamaisvu



Comentários

  1. Muito bom! Mas os sites ali listados são os sites do Dany ;)
    Não sabia dos compactos de Johnny Love e Cenas Obscenas...
    Long life to Metrô!!! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário